Por onde estudar Python?

Python é uma linguagem de programação, isto é, consiste em uma ferramenta para construir programas. Ela é uma linguagem de alto-nível, flexível, portável, interpretada, multiplataforma, com uma comunidade ativa e muitas bibliotecas disponíveis. Graças à estas características, Python têm ganhado cada vez mais espaço em diversos âmbitos, seja na universidade, nas empresas, no desenvolvimento web, etc.

Eu sou uma evangelista Python, isto é, alguém que promove o ensino, a divulgação e o uso desta linguagem na resolução de diversos problemas computacionais. Em razão disto, é comum algumas pessoas me consultarem sobre como aprender Python. Assim, resolvi sumarizar um post com algumas dicas e materiais super úteis.

O que preciso para programar em Python?

Independentemente do seu nível de expertise, o mínimo que você precisa para programar em Python é o interpretador da linguagem. Ele é gratuito e pode ser obtido no seguinte link:

Recomendo baixar a versão 3.4 ou superior. Escolha o download levando em conta o seu sistema operacional.

Para começar a programar, é comum usarmos uma IDE (Intregrated Development Environment), pois facilita a escrita dos programas, a interpretação, a identificação de erros, o destaque na sintaxe, dentre outros. É ideal que o nível de funcionalidades disponíveis na IDE seja compatível ao grau de expertise do programador. Assim, costumo recomendar IDEs diferentes para iniciantes e programadores avançados:

  • Para iniciantes, minha recomendação é o Wing IDE 101. Dentre as vantagens, cito a simplicidade e a integração com o interpretador. Já usei esta IDE por muitos anos no ensino de programação para iniciantes!
  • Para avançados, que já sabem programar e costumam demandar mais da IDE, as recomendações são mais abrangentes:
    • Atom: Essa é a opção que uso! O Atom é um editor de texto configurável por meio de plugins, o que dá muita flexibilidade e personalização.
    • PyCharm: É uma IDE muito robusta e profissional para Python, inclusive com muitas facilidades pra quem quer usar frameworks web, como Django ou até mesmo Web2Py.
    • PyDev: Para quem já está acostumado ao Eclipse, esta é uma maneira de levar Python para lá!

Não sei programar e quero aprender Python

Se você está neste grupo, minha recomendação é ter sempre um livro como aliado, pois eles trazem uma ordem clara dos assuntos e da relação de dependências entre os conteúdos. Atualmente, em língua portuguesa, o livro que recomendo é o do Prof. Raul Wazlawick: Introdução a algoritmos e programação com Python.

Capa do livro

Em particular, conheço esse livro bem de perto! Atuei como revisora técnica e contribuí com alguns exercícios. Este é um livro para iniciantes se apaixonarem por programação! O autor é extremamente didático, explica com diversos exemplos, retoma o contexto histórico com informações curiosíssimas e apresenta exercícios com entradas e saídas, o que ajuda muito na hora de praticar.

Tomando este livro como base, você pode complementar com materiais diversos disponíveis na internet. Recomendo muito o Python para Zumbis do queridíssimo Fernando Masanori, um dos grandes representantes da comunidade Python no Brasil!

Já sei programar, quero me aprofundar em Python

Para quem já sabe programar e quer aprender Python, recomendo algo mais mão na massa! Que tal fazer um projetinho? Algumas dicas seguem:

Outros bons livros sobre Python

Gosto muito de livros para aprender qualquer assunto! Tenho muitas outras recomendações a fazer para quem quiser aprender Python:

Os livros são bons tanto para iniciantes quanto para quem já sabe programar! Sempre é legal revisar a teoria, aprender algum detalhe sobre sintaxe e tomar gosto resolvendo os exercícios.

Cursos online de Python

A vantagem de se engajar em um curso online é contar com vídeo aulas e exercícios. Minha sugestão é que você opte por cursos que tenham prazos, pois assim você cria uma rotina de estudo e de comprometimento no aprendizado. Aí vão algumas dicas:

Siga firme!

Aprender programação requer empenho, demanda tempo e precisa exercitar o cérebro, assim como qualquer outra atividade desafiadora!

Conte também com a comunidade Python mais próxima para tirar suas dúvidas e trocar experiências e dicas.

Estou torcendo pelo seu primeiro “Hello World” em Python!

Related